quarta-feira, 26 de março de 2014

Aceitar ou não aceitar o termo “exemplo de superação”?!

Eu tenho uma deficiência (auditiva). Ao contrário, a deficiência NÃO tem a minha PESSOA. Ela é PARTE e NÃO o TODO do meu ser.
Partindo desse pressuposto, relato uma discussão enriquecedora de opiniões entre pessoas com deficiência que presenciei acerca a questão: aceitar ou não aceitar o termo “exemplo de superação”?!
Alguns não gostam ou não se identificam com este termo e outros simplesmente não ligam. O termo EXEMPLO DE SUPERAÇÃO tem sido proferido com frequência direcionados principalmente para pessoas com deficiência, seja ela qual for. O que divide as opiniões entre as pessoas com deficiência em relação a este termo?
Aqueles que não gostam ou não se identificam com este termo, justificam o seu incômodo alegando que é o mesmo que chamar a pessoa com deficiência de coitado. Que virou rótulo e chavão dito banalmente para qualquer pessoa com deficiência quando na verdade a pessoa está apenas vivendo da melhor forma possível dentro das possibilidades que a vida lhe oferece. Alguns dos vários exemplos: “achar que pelo simples fato de ser uma pessoa com deficiência e estar tocando a vida em frente é exemplo de alguma coisa” ; “A pessoa não te conhece, nem tem ideia da sua história, mas te fala "nossa, que exemplo de superação"”; “da forma deliberada que dizem é sim dizer "até que o coitadinho é capaz de alguma coisa"".
Aqueles que simplesmente não ligam alegam que basta a forma como pensam e encaram o ato de superar e que opiniões alheias não interferem na sua posição. Que o coitado é quem pensa assim das pessoas com deficiência.
A minha opinião, após o debate na qual participei é que tudo é relativo, depende do ponto de vista. Nós somos o que somos independente do que o outro acha ou diz a nosso respeito. Depende do contexto e de quem fala. O fato de superarmos algo, não significa ser coitado. E sim, podemos ser exemplos de superação e com orgulho. Superação pois sobrepomos as várias barreiras (seja ela quem for, deficiência, financeiro, emocional, etc) que a vida nos deu, e soubemos tirar proveito de quase todas elas. Superar é virar a página, de forma super natural. Superar é conquistar e isso é mérito de poucos! A minha visão de superação vai muito além da conexão com deficiência. Então não vejo absolutamente nenhum problema que digam que eu sou exemplo de superação ainda que muitos achem que sou coitada. Estou nem aí para o que eles acham, já basta a minha definição de superação. E isso não significa que eu não seja capaz de simplesmente viver a minha vida da melhor forma que eu puder, sendo ou não sendo “exemplo de superação”. O termo que me encaixam não importa. Importa o meu quadro da vida e as cores que eu coloco nele! 
Fique a vontade para manifestar a sua opinião, lembrando que para que ela seja civilizada, é bom reforçar que evitem falar de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário