segunda-feira, 11 de novembro de 2013

IMPLANTE COCLEAR – A descoberta da minha surdez


Eu nasci ouvinte, segundo relatos dos familiares. Desde pequenina eu era muito atenta aos sons, principalmente aos sons que vinham lá em baixo da ladeira da cidade de Catas Altas-MG, que eram do padeiro e confeiteiro gritando:
- Quem quer biscoito!!?? / Olha o pastel!!
E eu corria para a janela dizendo:
- Qe qé bicoito / Ao papel!  :) Estas lembranças sonoras, dentre outras, marcaram a minha família, elas são a prova de que eu ouvia.
Sou a primogênita e nasci em Belo Horizonte-MG, mas meu primeiro lar foi em Catas Altas-MG, uma cidade belíssima, bucólica, ecológica, e que faz parte da Estrada Real. Cresci em meio a natureza, sempre em contato com os animais (AMO MUITO!), com a água das cachoeiras, com o verde que sempre me embalou e trouxe pureza a minha vida.
Minha casa vivia cheia de amigos e parentes, eu e meu irmão Pedro éramos sempre paparicados e amados por todos. Pelas fotografias eu vejo que foi uma época muito gostosa, festiva, de muita união.
Minha surdez aconteceu na mesma época que meus pais estavam se separando, assim como também aconteceu a doença renal do meu irmão Pedro. Parece que foi um efeito dominó de coisas ruins. Eu tinha 1 ano e 7 meses mais ou menos, segundo minha mãe.
MAS, a descoberta da minha surdez aconteceu quando eu tinha um pouco mais de 2 anos de idade. E quem mais desconfiava da minha perda desde o início foi o meu avô Antônio, o vovôzão! Segundo relatos, a gota d água foi quando o meu avô me chamou várias vezes e eu de costas não esboçava uma reação. Aí ele aproximou-se de mim por trás e bateu os pés fortes no chão, eu reagi imediatamente! A partir dali fui diagnosticada com surdez profunda bilateral. A esta altura do campeonato meu pais já estavam separados e eu estava morando na casa dos meus avós maternos em Belo Horizonte-MG.
Eu e meu vovôzão em Alcobaça-BA
Vocês devem estar se perguntando agora: Mas por que eles só descobriram bem depois a sua surdez?? Então, segundo relatos familiares, eu já falava um pouco antes de perder a audição e mesmo quando a surdez veio, a minha fala não "alterou". Apenas minhas reações mudaram. Eu olhava mais para os lábios e lia os lábios desde pequenina. Ou seja, desde pequena eu já buscava outros estímulos.  Até vir a confirmação da minha surdez, reinavam apenas desconfianças se eu estava apenas fingindo não escutar ou eu estava de fato ficando surda.E após o diagnóstico, todos foram ligando os fatos até chegar na idade aproximada da minha perda auditiva. A causa não foi precisa, haviam três possibilidades: medicamentosa (antibiótico Ilosone), infecção nos ouvidos e garganta e uma queda (mamãe caiu comigo no colo e bati a cabeça). A causa mais provável era a medicamentosa que causou um possível atrofiamento dos meus nervos auditivos. Minha família e eu passamos a minha vida quase toda crendo nessas possibilidades mais prováveis.
Minha família materna e paterna são numerosas, e sendo eu a primogênita (filha, neta e sobrinha), todos me paparicavam, fui cercada de muito amor. Recebi muitos estímulos através da família. Minha mãe, avós e tias são da área da educação (professoras) e esse também foi o diferencial na decisão da escolha da escola regular por onde estudei por anos (Instituto Montessori Criança Feliz - em Belo Horizonte) e fui muito bem assistida e feliz. Sempre estudei em escola regular, na mesma turma que os ouvintes e não aprendi a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais,tampouco necessitei dela. Aliás, minha mãe sempre foi a favor da minha oralização. Na época, as escolas “especializadas” em surdos misturavam surdos com deficientes mentais na mesma sala. AINDA BEM que minha mãe me poupou disso. Pois imagino eu, que se eu tivesse sido matriculada neste tipo de escola, eu com certeza não seria a pessoa que sou hoje: independente, extrovertida, sociável, observadora, esperta e MUITO TAGARELA,rs (tenho sangue baiano, puxei a vovó Clara). Sou totalmente oralizada, graças a Deus e a minha família!

Iniciei o acompanhamento fonoaudiológico  dos 4  anos até os 10 anos de idade com uma maravilhosa profissional, a Zélia Miranda. Ela além de ter todo o tato e sensibilidade de me desenvolver e preparar para o mundo, se tornou uma grande amiga. Praticamente me adotou como parte da família dela na época. Eu a amo muito! Ai, bateu saudades dela agora! :) Devo muito a ela pelo meu progresso. Foi através dela desde pequena que aprimorei a minha leitura labial, a minha percepção do mundo ao redor, a minha fala. O amor dela por mim fez tamanha diferença na minha vida.
Eu e mamãe
Devo MUITO a Deus por tocar e preparar toda a minha família para me guiarem no caminho certo. Sou uma surda totalmente oralizada, usuária da língua portuguesa e possuo uma ótima leitura labial. Claro, vindo de uma família de tagarelas natos, não era de se esperar outra coisa, hehehe. Minha família foi e ainda é minha maior aliada no meu progresso da fala e de vida! E também sou eternamente grata pela fonoaudióloga Zélia Miranda, pelo maravilhoso trabalho, sensibilidade, profissionalismo e amizade comigo, atributos que trouxeram ótimos resultados na minha vida.  Deus em sua infinita misericórdia me proporcionou uma vida tão abençoada. Ele me deu forças para encarar todos os obstáculos do preconceito (especialmente na infância que não foi fácil), das dificuldades, adversidades e principalmente aos desafios da vida. Louvo a Ele por tudo, todas as dificuldades que tive e ainda tenho no caminho, pois são através delas que busco a minha edificação. Eu adoro desafios, pois eles só me trazem uma certeza: aprendizado e superação!
Tenho 32 anos e sou uma eterna aprendiz de girassol! :) A luz é a minha direção. Aguardem as próximas postagens.

4 comentários:

  1. Amiga mais LINDA, me emocionei com sua história, agradeço a DEUS por ter sua amizade e por poder compartilhar esse momento mágico que você está vivendo, tenho certeza que você terá mais essa vitória em sua vida, aliás muitas pela frente, pois você é merecedora de tudo isso que está acontecendo com você, por ser essa pessoa iluminada, humana, tenho muito orgulho de você.
    Saiba que estou aqui em São Paulo mais meu coração está contigo nessa terra capixaba, torcendo e enviando muitas orações, porém eu sei que tudo dará certo, é VITÓRIA na certa.
    Você é um presente de DEUS no meu caminho e nessa minha trajetória chamada vida!
    AMO MUITO VOCÊ AMIGA! BOA SORTE!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga amada! Você tem um lugar especial garantido no meu coração! AMO-TE MUITO! Obrigada pelas palavras de força e pelo seu carinho de sempre. Qdo eu for para SP, com a graça de Deus estarei ouvindo e entendendo alguns sons :) Grande beijo no coração!

      Excluir
  2. Muito bacana, cara conterranea das Minas Gerais!!!
    Irei acompanhar estas sua caminhada em diracao à luz e... ao sons, claro.
    Aprendiz de Girassol e de borboleta!!
    Abracos, sucessos!!!

    ResponderExcluir